Co wash: saiba o que é e como fazer

Co wash: saiba o que é e como fazer



O Co wash é uma rotina que faz parte da vida de quem segue o No ou Low poo, sigla que significa que a pessoa não utiliza shampoos ou apenas alguns tipos deles. Porém, o Co wash é uma técnica tão interessante que mesmo quem não segue as regras do No/Low pode se beneficiar! Confira:

Fazer Co wash significa lavar os cabelos com condicionador, evitando que o shampoo retire, além das sujeirinhas e suor do dia a dia, também a proteção e nutrição natural dos fios.

Geralmente, pessoas com cabelos cacheados, crespos e ondulados fazem o Co wash, pois estes são os tipos de fios que naturalmente perdem com maior facilidade a hidratação e que sentem mais os efeitos de ressecamento dos shampoos. Mesmo assim, a técnica pode ser utilizada também por donas de madeixas lisas com tendência ao ressecamento.

O estilo de vida também pode ser um fator de escolha para a utilização da técnica. Por exemplo, mulheres que fazem atividades físicas intensas diariamente precisam lavar os cabelos todos os dias e a aplicação de shampoos com tanta frequência pode enfraquecer os fios, tornando-os fracos, secos e sem brilho.

Qualquer condicionador serve para Co wash?

Qualquer condicionador serve para Co wash?

Não. O condicionador escolhido para o Co wash deve, primeiramente, ser livre de parafinas, petrolatos e silicones insolúveis. Isso porque estes são agentes que grudam de tal forma nos fios que deixam os cabelos pesados e oleosos. E mais: só saem dos cabelos utilizando shampoos com grandes níveis de sulfatos.

Bom, se você já é adepta da cosmética natural pode ter na prateleira do banheiro o condicionador certo para testar a técnica hoje mesmo! Afinal, petrolatos, silicones e parafinas são componentes sintéticos não aceitos nos cosméticos naturais certificados.

Outra dica para escolher o condicionador certo para o Co Wash: prefira os de fórmula emoliente, porém reguladora da oleosidade excessiva, como o nosso Condicionador Lippia Alba, rico em óleos essenciais como alecrim, hortelã e verbena brasileira, que deixam seu couro cabeludo saudável, fresquinho, os fios cheirosos e soltos e ainda estimulam o crescimento dos cabelos.

Agora que você já conhece o produto ideal, a dúvida é como lavar os cabelos utilizando condicionador, não é mesmo?

Na verdade, é muito simples. Molhe os cabelos, aplique condicionador na raiz e faça massagens suaves, puxando o produto para o comprimento e pontas, assim como faz normalmente com o shampoo. Deixe agir uns minutinhos (enquanto lava o corpo), e retire todo o produto. Pronto! Só deixar secar como de costume.

Utilizar a técnica não vai te deixar livre do shampoo para sempre, pelo menos não é comum que isso aconteça. Alguns cabelos ainda irão precisar passar pela higienização tradicional uma vez por semana, a cada 15 dias, ou uma vez por mês. Tudo vai depender de sua oleosidade ou tendência ao ressecamento natural e também de sua rotina.

O ideal sempre é perceber como seus fios se comportam e qual a necessidade em cada caso.