TPM – A vilã de todo mês!

TPM – A vilã de todo mês!



O ciclo menstrual afeta a maioria das mulheres tanto emocionalmente como fisicamente todo mês e com uma intensidade variada. Isto acontece porque a menstruação é controlada por hormônios liberados pelo sistema endócrino, cujo funcionamento é facilmente perturbado pelo estresse. A aromaterapia é um dos métodos mais eficazes de tratamento menstrual e problemas de menopausa pois tratam as emoções promovendo um efeito benéfico para o alivio do estresse, tensão e dores.

A síndrome de tensão pré-menstrual pode começara qualquer momento entre dois a dez dias antes do inicio da menstruação. Os sintomas físicos incluem retenção de líquidos nos seios e abdomem, dores de cabeça, náusea e manchas faciais. A TPM também pode envolver reações emocionais intensas, como irritabilidade extrema e depressão. Em muitos casos, os sintomas aparecem resultantes de um estresse relacionado com desiquilibrio hormonal e repondem bem ao tratamento alternativo e preventivo da aromaterapia.

 

 

Dieta, Abuse dos alimentos certos !

Dieta, Abuse dos alimentos certos !

Alimentos com cálcio (laticínios e vegetais escuros), magnésio (soja, banana, beterraba, aveia, tofu, couve e abobrinha) e gorduras poliinsaturadas (salmão, atum e castanha do Pará) podem te ajudar. “Eles são relaxantes musculares e têm poder anti-inflamatório natural”, orienta a médica ortomolecular Mariana Muniz, especialista em medicina anti-aging. Complementos alimentares de óleo de prímula, suplementos de cálcio, magnésio e vitamina B6 são muito benéficos. 

Esqueça os alimentos ricos em gorduras, pois favorecem uma maior produção de hormônios femininos. Evite ainda os embutidos e as bebidas com cafeína (café, chá preto e refrigerantes)

 

Óleos Essenciais pra que te quero!

Óleos Essenciais pra que te quero!

Para distúrbios emocionais, a lavanda, melissa, gerânio, camomila romana, sândalo e rosa são niveladoras das emoções em geral, manjericão-anis alivia as dores, enquanto que a combinação de melissa e esclareia vão levantar o ânimo.  A lavanda alivia a dor de cabeça e as contrações o hortelã-pimenta a enxaqueca. Para retenção de líquidos use lavanda, alecrim ou junípero, pois são ótimos diuréticos.

 

Aiii que dor!

As dores menstruais afetam as mulheres imediatamente antes ou durante o primeiro dia de sangramento, continuando ocasionalmente no segundo dia. A dor é sentida na parte inferior das costas e abdômen. É devido às contrações uterinas e pode variar de intensidade de mês para mês. 

Óleos Essenciais indicados para a dor

A majericão-anis, esclareia, camomila e rosa são bons antispasmódicos e analgésicos que ajudam a reduzir a contração uterina, enquanto que junipero é um limpador e desintoxicante benéfico. 

Aplicações: 

Inalação: para alívio rápido de dores de cabeça e sintomas emocionais, umedeça numa gaze ou algodão algumas gotas de melissa ou lavanda. 

Banho: 3 gotas de OE Lavanda e 3 de OE Alecrim na banheira ou na bucha para promover o relaxamento e a retenção de liquido. 

Massagem: 2 gotas de OE Rosa ou OE Gerânio, 4 gotas de OE Manjericão-anis em 30ml ou 5 colheres de chá de óleo vegetal .  Aplique a noite na parte mais estreita das costas e na parte inferior do abdômen para aliviar as dores menstruais. 

Compressas: se estiver com muita dor a compressa quente é muito benéfica. Aplique 4 gotas de OE Esclareia, OE Camomila e OE Majericão-Anis na parte inferior do abdômen. 

Conheça os óleos essenciais orgânicos da Herbia:

OE Organico de Alecrim

OE Orgânico de Manjericão-Anis

OE Orgânico de Lavandim

OE Orgânico de Hortelã-pimenta

Fonte: Aromaterapia para doenças comuns, Shirley Price. Editora Manole.